quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pai Materno



Você!
É você mesmo!!!
Mulher, esposa, MÃE...
Você, provavelmente, se já é mãe, vai me entender...
Enquanto a barriga crescia, você se sentia feia, gorda, com náuseas infinitas e pensava :
" Filho da mãe, ele fez isso comigo " !!!
Lógico q pensamos assim num momento de desespero, mas em algum momento da longa gestação (42 semanas), esse pensamento passa pela nossa cabeça.
Não é justo que as mulheres passem por tudo sozinhas. Gestação, Trabalho de parto, Amamentação, e muitas vezes, também pela criação dos filhos.
Pois bem, eu ñ sou mãe ainda, nem tenho namorado na verdade, mas AaamoO bebês e gostaria de ter GÊMEOS, mas tenho certeza q vou ser uma ótima mãe, amorosa, dedicada e CAVALA-MARINHA ... Sim, vou ser uma mãe "cavala-marinha" ; (risos) Ou pelo menos gostaria de ser uma.
Vou explicar Por quê!!!  =]

Um Cavalo-Marinho macho e fêmea ligam-se para toda uma vida.
Reproduzem-se várias vezes ao longo de um ano. O acasalamento começa com uma dança de côrte de madrugada, com um par se balançando, um ao lado do outro, com as caudas entrelaçadas.
A fêmea usa então um longo órgão depositor de ovos, o ovipositor, para depositar centenas de viscosos ovos vermelhos, em uma bolsa especial no abdome do macho. O macho fertiliza os ovos com o seu esperma.
A bolsa fecha-se durante várias semanas, enquanto os ovos chocam-se e os Cavalos-Marinhos imaturos se desenvolvem.



Para "dar à luz", o macho ejeta os juvenis da bolsa no abdome por contrações musculares. Os novos Cavalos-Marinhos completamente formados e capazes de se defender sozinhos instantaneamente após o nascimento.



ESTATÍSTICAS
Estado > Vulneráveis: uma espécie em perigo
Comprimento > 5-30cm, dependendo da espécie
Épc. de reprod. > Todo o ano
Nº de crias > Até 600, dependendo da espécie
Dieta > Plâncton 
Longevidade > 1-4 anos


Os pares de cavalos-marinhos macho e fêmea fazem uma dança ritual todas a manhãs para confirmar a sua ligação um ao outro. Esse ritual podem envolver sons de "click", que fazem atirando a cabeça para trás.


Deixando um pouquinho a maternidade de lado ...














O cavalo-marinho, é, na realidade, um peixe e, apesar de seu nome, não tem qualquer relação com os cavalos. No entanto, é diferente de qualquer outro peixe. Essa encantadora criatura nada praticamente na vertical, com seu gracioso corpo arqueado na parte superior, encimado por uma cabeça parecido com a de um cavalo, com os olhos que giram independentes um do outro. Em vez de escamas, o cavalo marinho tem uma armadura protetora de placas ósseas e possue uma forte cauda para se agarrar ao coral ou a plantas marinhas.
Os cavalos-marinhos passam a maior parte do dia alimentando-se de pequenos crustáceos e outros organismos vivos denominados plâncton, eles sugam a comida que vai passando através de suas longas bocas tubulares, uma vez que os cavalos-marinhos não tem dentes. Usam como âncora a sua cauda para se agarrarem às algas e assim ficarem imóveis por longos períodos, evitando a atenção de predadores e resistindo às correntes arrebatadoras.
Os cavalos-marinhos podem mudar de cor num piscar de olhos para se adaptarem ao seu ambiente.


by lanna

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Camuflagem Animal





OS MESTRES DO DISFARCE NA NATUREZA


Muitos animais conseguem confundir-se com o seu ambiente, por meio da "camuflagem", que funciona de várias formas. Na maioria dos casos envolve a utilização de certas cores e padrões, mas, muitas vezes, o comportamento do animal é importante.
A camuflagem é usada pelos PREDADORES como elemento surpresa e pela PRESA para se manter "invizível ".

MUDANÇAS DE COR 

Animais como o CAMALEÃO e a LULA podem mudar de cor rapidamente devido as células pigmentares CROMATÓFOROS. Quando os olhos dos animais registram as cores do seu ambiente envolvente, os nervos enviam mensagens, que reagem causando uma constrição de todos os cromatóforos de determinada cor. O ANIMAL ALTERA A SUA TONALIDADE PARA SE AJUSTAR AO AMBIENTE.

Alguns animais habitantes do ártico alteram a cor do pelo de acordo com as estações. A LEBRE DO ÁRTICO é branca apenas no inverno. As mudanças na luz ou na temperatura produzem alterações hormonais que desencadeiam alterações de cor no verão.

GRANDES ATORES


O comportamento animal é vital para o sucesso de alguns disfarces.
  • Descrita com a ave "eu-não-estou-aqui", o URUTAU latino americano disfarça-se de tronco de arvore seco, com a plomagen de coloração semelhante a líquenes, mantem-se quieto, perscrutando pelas fendas das pálpebras. 
  • Os BICHO-PAUS, quando repousam  em um ramo são "os reis" da camuflagem, seus corpos finos e secos, de coloração semelhante a galhos fazem com que seja impossível diferenciar o que é bicho e o que é pau (risos).
  • O CROCODILO aproxima-se da presa, mimetizando(imitando) um tronco flutuando na água.
MIMETISMO 

Desde o URSO-POLAR passando despercebido em uma massa de gelo flutuante, a uma RÃ verde arborícola quase invisível entre as folhas da floresta, muito animais mimetizam a cor do seu habitat. 
Alguns assemelham-se ao seu ambiente quando visto de duas direções: de cima a coloração escura da ARRAIA-PINTADA é igual às profundezas, enquanto que o seu lado de baixo mais claro se mistura com o céu.



ALGUMAS FOTOS DE ANIMAIS CAMUFLADOS : 
divirtam-se












sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Grande Sono



Preparando-se para Hibernar 



Alguns animais sobrevivem ao rigoroso inverno iniciando um profundo sono.
Ao hibernarem, resolvem o problema da escassez de alimentos e o das baixas temperaturas.
A hibernação significa submeter o corpo a um processo de abrandamento até que este funcione no mínimo. É essa redução dramática de ritmos que diferencia a hibernação do sono profundo. A que o ritmo do metabolismo cai a TEMPERATURA DO CORPO ATINGE QUASE O SEU CONGELAMENTO e o CORAÇÃO bate muito de vagar, quase 5 BATIDAS POR MINUTO, e podem passar até 1 HORA SEM RESPIRAR.
Os hibernantes possuem uma substancia especial em seu sangue, chamada HIT (INDUTOR DE HIBERNAÇÃO), que é ativada pela luz e pela temperatura ambiente a cada 24hs. No entanto esta tática não dá resultado.
Os animais que hibernam podem congelar, simplesmente parar de respirar e morrer.

ALGUNS EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE HIBERNAM:

- O NOITIBÓ comum é uma das
raras aves conhecidas por
"hibernarem" sua temperatura
desce até os 6ºC, aparenta não respirar
e nem ter atividade cardíaca.


- As MARMOTAS empreendem uma
hibernação profunda até 8 meses, portanto,
necessitam constituir reservas de gordura e
preparar as suas covas para o inverno.

- O URSO começa a preparar-se para o inverno, empanturrando-se e aumentando o seu peso até 12kg por semana. Sua pele grossa, uma profunda camada de gordura permitem manter a temperatura gastando o mínimo de energia. Acomodam-se em caverna, cova ou tronco oco, forrando-o com folha para se aquecer. Cabeça e tronco são mantidos quentes para acordar se for perturbado.

- As COBRAS dirigem-se para um único lugar
(por exemplo, uma caverna) onde centenas delas
hibernam em conjunto protegendo-se do frio.








- As RÂS hibernam,a maioria das vezes no fundo
de pequenos lagos, onde a água não congela. 


- Os MORCEGOS quando hibernam juntam-se
para proteção e para evitar o congelamento.
As batidas do seu coração descem das 700
para 12 batidas por minuto.




by lanna