Vivem nas profundezas da Nova Guiné os pássaros exóticos do paraíso - criaturas tão bonitas que os primeiros europeus acreditavam que devem ter caído do céu. Alguns atuam como acrobatas e outros fazem pulsar sons hipnóticos como tremer e vibrar. A aparencia de algumas nos encantam tanto, a ponto de pensarmos ser elas esculpidas e decoradas por anjos.
Existem 14 géneros e cerca de 43 espécies das chamadas aves-do-paraíso. São aves de pequeno a médio porte, medindo entre 15 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda. As espécies maiores têm dimensões aproximadas a um corvo. O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais. As fêmeas têm plumagem monótona, em tons de cinzento e castanho, enquanto que os machos da maioria das espécies são muito coloridos, por vezes em tons contrastantes e/ou iridiscentes, com caudas longas e/ou penas que se destacam na cabeça e pescoço. Os machos das aves-do-paraíso são normalmente solitários, enquanto que as fêmeas vivem em pequenos bandos juntamente com os juvenis. Na época de reprodução, o macho representa uma série de rituais de exibição, com o objectivo de atrair as fêmeas.
Curiosidades :
As plumas das aves-do-paraíso são bastante importantes nas sociedades nativas da Nova Guiné como símbolo de estatuto social. Quando a ilha foi descoberta e explorada por naturalistas europeus, as aves-do-paraíso causaram sensação pelo seu exotismo e diversidade. As plumas tornaram-se num adorno habitual nos chapéus das senhoras das classes média e alta.
Vejam abaixo algumas delas :
Raggianas possuem uma das mais espetaculares exibições de corte de todas as aves do paraíso. Os machos tremem as penas, batem asas e a cabeça, agitam-se em poleiros lequeando suas asas. As penas altamente coloridas do macho são recolhidos pela população local para usar durante as cerimônias e festas.
A ave azul do paraíso, é uma das mais belas da espécie paraíso. Suas penas azuis brilhantes são uma adição bem-vinda para a folhagem verde das florestas tropicais da Papua Nova Guiné. Os machos são adornadas com duas longas e delicadas penas na extremidade da cauda. Para impressionar as fêmeas, eles se mostram pendurados de cabeça para baixo em um galho e abanando as asas.
Blue Bird of Paradise
Tragopans Temminck's são um tipo de faisão chinês. Os machos têm cores vivas e usá-los para melhor efeito em mostrar uma dança concebido para impressionar as fêmeas.